o que é blockchain

Blockchain é uma espécie de banco de dados, onde ficam armazenadas todas as informações sobre as transações de Bitcoins. Ela é uma cadeia de blocos, daí o nome, que fazem parte de um sistema de registro coletivo. Isso quer dizer que as informações não estão guardadas em um lugar só, pois todas as informações da blockchain estão distribuídas entre os diversos computadores ligados a ela.

A criação de redes de informação descentralizadas pode transformar por completo a forma com que negócios serão feitos daqui para frente. Se hoje é considerado a internet a forma mais eficiente de compartilhar informação com pessoas do mundo todo em questão de segundos, a blockchain pode oferecer uma nova proposta.

No sistema financeiro, por exemplo, a blockchain já está demonstrando a mudança do panorama. A expectativa é que essa tecnologia ajude a simplificar os sistemas operacionais e mantenha um ambiente mais seguro, livre de fraudes. Além da praticidade e segurança, a tecnologia do momento oferece outra vantagem: dispensar intermediários. Num futuro próximo, há chances de podermos compartilhar dados ou fazer uma compra diretamente de pessoas do mundo todo, sem ter que pagar tarifas para empresas, lojas ou bancos.

Apesar da grande expectativa em volta da blockchain, ainda não é certeza que ela será mesmo incorporada ao nosso dia a dia. Mas é sempre bom ficar de olho nas mudanças que podem ocorrer em breve. Entre em contato e saiba mais sobre as novas tecnologias do mercado.

INSTI - INOVAÇÃO EM SOLUÇÕES DE PROJETOS EM TI