tecnologia no transito

A tecnologia automotiva teve papel-chave na redução de acidentes e mortes nas rodovias, mas hoje vai muito além do controle de velocidade e registro de infrações. Ao ser bem aplicada, ela se torna aliada na busca de soluções de mobilidade e segurança, além de prover uma grande ajuda para o trabalho dos engenheiros de trânsito com a disponibilização de dados atualizados e confiáveis para suporte às decisões a serem tomadas.

Para entender como as tecnologias podem ser aplicadas, veja a seguir alguns exemplos:

Inteligência de dados – Alguns modelos de carros que estão disponíveis no mercado, contam com uma série de controladores que monitoram desde o motor até a gestão de energia do veículo. Com o carro conectado, as informações coletadas poderão ser cruzadas com as de outros automóveis, gerando conclusões em tempo real sobre o estilo de direção de cada motorista ou sobre locais onde há maior incidência de infrações de trânsito.

Fiscalização remota – Em diversos municípios do Brasil, multas estão sendo aplicadas “a distância”, sem a necessidade dos motoristas serem flagrados por um radar. Para isso, são usadas câmeras de videomonitoramento instaladas em vias públicas e centrais de controle, de onde as imagens são monitoradas por agentes de trânsito.

Atendimentos a acidentes – As câmeras de vídeomonitoramento também são utilizadas para auxiliar no atendimento a acidentes nas vias públicas. A partir da central de controle, os responsáveis pelo monitoramento passam informações para os agentes que estão na rua, fazendo com que eles cheguem mais rapidamente ao local.

Fiscalização de veículos – Sistemas que fazem o reconhecimento de placas, que envolvem câmeras e softwares, podem contribuir para a identificação de veículos roubados ou em desacordo com alguma especificação.

A tecnologia está sendo um grande aliado nas vias urbanas, todos os dias são realizados testes para incrementar cada vez mais a tecnologia nos carros e nas ruas, contribuindo para a redução do estresse e suas consequências na saúde da população.

INSTI - INOVAÇÃO EM SOLUÇÕES DE PROJETOS EM TI