FIQUEM ATENTIOS

O eSocial é um projeto do Governo Federal que visa unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos trabalhadores que lhe prestam serviços remunerados.

FIQUEM ATENTOS 'AS NOVIDADES:

Sua obrigatoriedade começará a partir do dia 1º janeiro de 2018 para grandes empresas e para as demais a partir do dia 1º julho de 2018,

Conforme cronograma a seguir:

Em 01/07/2017: será disponibilizado o ambiente de pré-produção;

Em 01/01/2018: deverão se adequar e alimentar o sistema todos os empregadores e contribuintes com faturamento, no ano de 2016, acima de R$78.000,00, sendo que as informações referentes à saúde e segurança do trabalho serão obrigatórias após 06 meses;

Em 01/07/2018: data limite para adequação dos demais empregadores e contribuintes, sendo que as informações referentes à saúde e segurança do trabalho também serão obrigatórias após seis meses.

Alguns passos importantes a serem seguidos antes da implantação do eSocial:

- Treinar e orientar os profissionais de RH para cumprimento dos prazos estabelecidos por lei.

- Verificar se a documentação de seus funcionários não possuem divergências.

Existe uma ferramenta disponibilizada pelo próprio INSS que verifica caso algum dado esteja divergente daqueles cadastrados nos órgãos oficiais.

O aplicativo de Consulta Qualificação Cadastral permite ao usuário verificar se o Cadastro de Pessoa Física-CPF e o Número de Identificação Social-NIS (NIT/PIS/PASEP) estão aptos para serem utilizados no eSocial.


Aplicativo encontra-se disponível no link abaixo:

http://consultacadastral.inss.gov.br/Esocial/pages/index.xhtml

- Necessário providenciar a unificação e revisão do banco de dados.

Não deixe para se adequar na última hora, entre em contato conosco e verifique se seu software atende as exigências do programa e caso ainda não o tenha podemos lhe apresentar nossas soluções.

INSTI - INOVAÇÃO EM SOLUÇÕES DE PROJETOS EM TI