TERCEIRIZAÇÃO PÓS COVID E SUA IMPORTÂNCIA PARA AS EMPRESAS
agosto 8, 2021
DEZ MANEIRAS DE MELHORAR SUA EFICIÊNCIA DE TI

Entre as vantagens de contar com um gerenciamento e as operações simplificadas está a redução em despesas operacionais, maior tempo de atividade, implantação e provisionamento mais rápidos e melhor produtividade de TI e do usuário. Contudo, além disso, a visibilidade abrangente de seu ambiente padronizado aumenta o controle de ativos, a segurança e a conformidade.

Então, siga estas 10 etapas para implementar um ambiente operacional padronizado que pode simplificar sua infraestrutura e melhorar a eficiência da TI. Isso, além de reduzir custos, aumentar o tempo de atividade, acelerar a implantação e provisionamento, aumentar a segurança e melhorar a produtividade de TI.

  1. Simplifique para melhorar a eficiência e a produtividade;
  2. Documente continuamente;
  3. Equilibre a padronização com a flexibilidade;
  4. Automatize sua infraestrutura;
  5. Adote novas tecnologias de forma apropriada;
  6. Contenha desvios de configuração;
  7. Concentre-se nos serviços, não nos servidores;
  8. Escalone dinamicamente para atender às demandas em constante mudança;
  9. Esteja pronto para falhas;
  10. Aumente a segurança com uma abordagem em camadas.

Melhore a eficiência de TI por meio de um ambiente padronizado

Nos negócios digitais de hoje, espera-se que as organizações forneçam mais serviços em um ritmo mais rápido do que nunca. No entanto, uma infraestrutura de TI construída em vários sistemas operacionais cria complexidade. Contudo, essa complexidade é capaz de atrasar o provisionamento, aumentar o tempo de inatividade e criar riscos de segurança e conformidade.

No entanto, você pode aderir alguns passos simples para aumentar a eficiência de sua TI. Confira-os a seguir:

Simplifique para melhorar a eficiência e a produtividade

O objetivo da padronização é aumentar a consistência e reduzir a complexidade. Afinal, tornando sua infraestrutura de TI menos complexa, você pode desenvolver um único conjunto padrão de procedimentos operacionais. No entanto, estes, por sua vez, podem agilizar as operações e melhorar a produtividade.

A documentação fornece um registro crítico de como sua infraestrutura de TI funciona. Portanto, a pouca compreensão de infraestrutura pode causar interrupções e migrações com falha, enquanto atrasa reparos de forma significativa. No entanto, a padronização simplifica muito a documentação necessária para sua organização.

Equilibre a padronização com a flexibilidade

A flexibilidade é essencial para atender às demandas de novos serviços. Então, embora haja muitos benefícios em padronizar sua infraestrutura de TI, muita padronização pode impedir a flexibilidade e agilidade. Contudo, encontrar o equilíbrio certo requer uma análise cuidadosa para desenvolver um número razoável de configurações de núcleo. Dessa forma, você poderá melhorar a eficiência da sua TI de forma assertiva.

Automatize sua infraestrutura

Automatizar tarefas administrativas reduz o tempo e esforço necessário para provisionar novos recursos e serviços. Em contrapartida, requer menos equipe de TI para gerenciar sua infraestrutura. Como resultado, organizações percebem a implementação cada vez mais rápida de novos aplicativos, menos riscos de segurança e conformidade, custos reduzidos e mais tempo para a inovação.

Adote novas tecnologias de forma apropriada

Conforme a tecnologia muda, é importante acompanhá-las para que sua organização se mantenha competitiva. Portanto, avaliar completamente novas ofertas de tecnologia irá ajudá-lo a determinar se elas atendem às necessidades de sua organização. Afinal, não é porque é novo que é necessário.

Contenha desvios de configuração

O desvio de configuração ocorre quando os procedimentos e padrões não são seguidos ou implementados corretamente. Afinal, um ambiente operacional padronizado depende da consistência e ajuda você a conter o drift. Isso é feito impondo políticas de configuração em toda a sua infraestrutura.

Concentre-se nos serviços, não nos servidores

Sua infraestrutura deve ser construída para fornecer serviços. Afinal, construir um ambiente operacional padronizado com foco em serviços aumenta a satisfação do usuário. Isso ajuda você a tornar sua empresa mais competitiva e preparada para o futuro.

Escalone dinamicamente para atender às demandas em constante mudança

As infraestruturas estáticas não podem acompanhar as altas demandas. No entanto, a capacidade de superprovisionamento para atender à demanda de pico pode esgotar seu orçamento. Então, um ambiente operacional padronizado permite dimensionar recursos de infraestrutura dinamicamente, permitindo que você mantenha uma infraestrutura menor e mais eficiente enquanto corta despesas e melhora a eficiência da TI de forma geral.

Esteja pronto para as falhas

Ao projetar e implementar serviços resilientes, você pode mitigar falhas de infraestrutura. Na verdade, a execução de serviços resilientes em um ambiente operacional padronizado oferece até mais proteção. Afinal, a maior consistência do sistema mitiga a complexidade e, consequentemente, reduz o risco de problemas operacionais e de segurança.

Aumente a segurança com uma abordagem em camadas

Camadas de segurança em toda a sua infraestrutura podem aumentar sua resistência a violações. Felizmente, ter um ambiente operacional padronizado simplifica a proteção, exigindo menos variações de sistema. Isso, além de proporcionar mais controle sobre seu ambiente e a manutenção de sistemas atualizados com os patches de segurança mais recentes.

A padronização é o futuro de uma TI eficiente e assertiva. Afinal, um ambiente operacional padronizado permite simplificar e modernizar sua infraestrutura, capacitando-a a obter custos reduzidos, maior tempo de atividade e maior flexibilidade, segurança e produtividade.

Faça parte também das organizações que estão se diferenciando no mercado, conte com a INSTI.

Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas. Será um prazer atendê-los!

Ligue agora: 19 9.8814-7624